Quem trabalhará pela infância?

by - abril 01, 2020

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=IONgNw3eZIY&w=560&h=315]  

"Trabalhar conscientemente em favor da infância e perseverar a fundo nesse trabalho com a prodigiosa intenção de salvá-la equivaleria a conquistar o segredo da humanidade, como já foram conquistados tantos segredos da natureza." (Maria Montessori)
Já reparou que a educação das crianças é um tema desprezado nas grandes discussões? Não digo nem em termos políticos, mas sim de maneira geral. Ao falar de política, analisamos se é esquerda ou direita, se o candidato x ou y vai fazer o Brasil ganhar ou perder dinheiro. Em casa queremos saber se esse ou aquele investimento nos trará retorno financeiro, se poderemos fazer essa ou aquela viagem ou se poderemos trocar de carro no fim do ano. E a criança? E o método de educação?
Se pararmos para prestar atenção, embora os políticos gostem de falar sobre “mais educação”, a maioria deles apenas faz uso deste termo apenas de maneira marqueteira; muitos deles, aliás, nada sabem sobre educação. É muito bom querer mais educação; mas que tipo de educação (método educativo) você propõe? Compreende o problema, caro(a) leitor(a)?
Mas na família a situação está parecida. O casal sabe que uma criança é uma criança, mas o máximo que consegue pensar é nos gastos que ela trará. Aliás, gastos estes muitas vezes desnecessários que somente corrompe as crianças no consumismo.
A grande questão é: o Estado tem trabalhado em favor da criança? Não! Mas não esperemos muito do Estado. Responda-me: VOCÊ pai, mãe e/ou futuro professor ou pedagogo, tem trabalhado em favor da infância? Repare que Montessori fala em “trabalhar conscientemente”. Você tem deixado a vida te levar, ou tem realmente se proposto a trabalhar pelo futuro da humanidade?
Uma criança problemática hoje se tornará um adulto problemático amanhã. Quem está disposto a descobrir o segredo da infância, descobrir suas reais necessidades para dar uma educação de qualidade? Você que é pai ou mãe tem a obrigação moral de por primeiro se dedicar, se empenhar pela boa educação dos seus filhos. Mas mesmo que você não seja pai nem mãe, mas deseja ser professor, saiba que esta profissão não é somente  ganhar um salário para ensinar algo; mas é trabalhar conscientemente em favor da infância. Infelizmente muitos professores não enxergam a profissão como uma missão. Eu sei que ela precisa ser mais valorizada; mas até lá, quem trabalhará para descobrir o segredo da infância?
Maria Montessori é um grande exemplo de dedicação à infância. Ela ofertou a sua vida para educar as crianças no seu método (Método Montessori que é maravilhoso, pois ela chegava a alfabetizar crianças com 4 anos). Se a educação no Brasil é ruim, será que não falta novos homens e mulheres que se dediquem à infância como Montessori? Será que não falta pais e mães que assumam a responsabilidade pela educação dos filhos? Nós tentamos construir um mundo melhor pela política, pelos negócios... Mas as vezes o mundo melhor é construído pela educação das crianças de hoje. Negligenciar a infância é condenar o futuro.

You May Also Like

0 comentários