Você presta atenção na letra das MÚSICAS INFANTIS?

by - maio 09, 2020



Você tem o costume de prestar atenção na letra das músicas infantis? Embora nem todos os pais prezem por isso, é de suma importância a avaliação das letras, uma vez que várias músicas podem estar ensinando conceitos danosos para o desenvolvimento da moral e da personalidade da criança. Até mesmo para nós, adultos, a música tem um poder de grudar na mente; para as crianças não é diferente, os conceitos ali contidos se internalizam na mente da criança - principalmente pela memória emocional ativada pela melodia e ludicidade. 

 

Sendo assim,  é importante que se observe a letra. Um exemplo é a letra de uma das músicas do desenho/filme Aladdin: 

 

Olha, eu vou lhe mostrar
Como é belo este mundo
Já que nunca deixaram
O seu coração mandar

                                                                 [...]                                                                           [...]

Um mundo ideal
É um privilégio ver daqui
Ninguém pra nos dizer o que fazer
Até parece um sonho

Ora, no trecho acima observamos que é ensinado que um mundo ideal é aquele onde não devemos obedecer a ninguém. Sim, uma criança que ouve essa música PODE começar a desenvolver internamente o seguinte conceito: o mundo ideal é onde eu não tenho que obedecer o papai, a mamãe, o(a) professor(a)! Por que nunca deixam meu coração mandar? Por que fazer sempre tem que ser conforme o pai/mãe diz?

Sendo assim, é provável que com letras deste tipo se crie uma espécie de revolta infantil. É claro que não estou dizendo que essa música VAI transformar teu filho em rebelde, mas sim que PODE de alguma maneira influenciar para tal.

Além disso, se em música tidas como infantis podemos achar frases danosas, quanto mais as músicas adultas (como funks, sertanejos, etc) em que muitas crianças ouvem! Uma criança que cresce ouvindo funk, por exemplo, com letras de objetificação sexual da mulher, crescerá achando que a mulher é objeto. Meninos crescerão achando que meninas são objetos; e meninas crescerão achando normal essa posição de objeto.

Portanto, o conselho que dou é: observem o ensinamento contido em todas as músicas, infantis ou não, e usem o filtro da moralidade: não permitam que seus filhos escutem (nem assistam) o que pode ser danoso para a formação moral deles. 

You May Also Like

0 comentários